quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

OS JORNAIS

             Foto: Equipe do Joranal O mensageiro: Mário César, Emanuel Lírio e cia...1984.

OS JORNAIS

Alguns pequenos jornais foram editados em Queimadas para consumo local. Foi numa época em que as comunicações eram difícieis. Os jornais da Capital erma privilégio de alguns poucos assinantes. Esses corriam de mão em mão entre as poucsa pessoas que por eles se interessavam. Ainda estava muito longe o advento do rádio. Isso forçava a saída de jornaizinhos comunitários que tratavam especialmente de coisas da terra.
Os primeiros que circularam em Queimadas, foram a " Nuvem" e " O Queimadense". Posteriormente, surgiram outros como veremos mais adiante.

A NUVEM - Era uma jornal quinzenal, noticioso e literário, conforme consta do seu trabalho. Foi fundado em 1918 e circulou até 1920, provavelmente. Coube a Elias Marques da Silva gerenciá-lo e a responsabilidade de ser o seu prinipal redator. Entre os colaboradores mais assíduos destacavam-se Esmeraldo Ferreira da Silva e Salomão Barros. A redação funcionava na praça Cel. Carlos Guimarães, atualmente denominada Cel. Francisco Lantyer.
A matéria se constituía, geralmente, de um artigo de fundo, perfis e crônicas romãnticas, muito em voga na época, vez por outra algum soneto, noticiário local, registros sociais e anúncios comerciais. Era moda os concursos de beleza que agitavam a sociedade e aumentavam a procura dos números do jornal. Num desses concursos promovidos pela "A Nuvem" destacaram-se senhoritas que disputavam o título de a mais bela de Queimadas, e foram elas: Zulmira Lantyer, Elza Araujo, Arlinda Saavedra, Francina Alves, Zilda Evangelista, Marieta Alves, Alzira Góis, Dolores Crespo, Isabel Barbosa e Corina Machado. As vencedoras foram: Zulmira Lantyer, em primeiro lugar com 410 votos e, em segundo lugar, Elza Araújo com 364 votos.
Os anúncios mais constantes eram os seguintes: Casa Marques de Elias Marques da silva - Loja Lantyer - Armazém Ideal de João de Araújo Neto - Armazém e Padaria Alliança de Antônio Barretto - Armazém Brazil de Durval Marques da Silva - Grande Depósito de Pedro Gonçalves Primo - Vicente Lino da Silva- Compra de peles, algodão e cereais - Loja Britto - Hotel Lantyer e Celso Lantyer & Irmão e de fora o famoso anúncio de Elmusão de Scott.
A briga de " A Nuvem' com seu opositor " O Queimadense" repontava em todos os números do jornal. Vejamos, como amostra, este pedacinho, intitulado " Badaladas".

" Gostei imensamente da reprimenda causticante que o jornal de Serrinha de 19, a altiva e distinta Jacy, passou em nosso confrade " O Queimadense" que ousadamente violou os direitos da propriedade literária.
Assim pegados pelos cós das calças, quero ver com que cara de palhaço os escribinhadores profanos d'O Queimadense veem se defender no Tribunal da Imprensa, crime cometido propositalmente ou por supina ignorância.
Estou a recordar o dia em que um dos escribinhadores d'O Queimadense se dirigia para casa d'outro companheiro mais velho, sobraçando um volume imortal Vitor Hugo. Talvez nesse dia perpretassem o ousado furto. Que águias".

Era esse o diapasão.

O QUEIMADENSE - O primeiro número deste periódico circulou no dia 12 de outubro de 1918 e, por isso, a data que é amesma da descoberta da América, ensejou um artigo de fundo em torno desse tema histórico que ocupou toda a primeira página. O jornalzinho ostentava no seu cabeçalho as seguintes informações: " O queimadense - Órgão noticioso, literário e de interesses gerais, Publicação Semanal - Sociedade Anonyma - Gerente: Diógenes Lima - Assinatura Mensal $ 500 réis". A redação funcionava na Avenida Dr. Antônio Muniz que hoje tem outro nome.
A matéria do semanário se constituía, além, é claro, do indefectível artigo de fundo, de transcrição do folhetim ( muito em moda na época até nos grandes jornais) de notícias locais - Aniversários, falecimentos, eventos sociais, charadas, poesias e anúncios comerciais. Dentre esses anúncios destacamos os seguintes: Bazar Barbosa de Balbino José Barbosa - Armazém de Variedades de Carlos Marques da Silva - Casa Tucano de Pedro Gonçaves Primo - Loja Britto de Pedro Gomes de Britto - Loja Moreira de Laudelino Moreira da Silva.
Havia uma seção, titulada indicador, por onde se sabia o nome de algumas das principais autoridades locais, como se verá a seguir: Dr. Alvaro Clemente de Oliveira, Juiz Municipal - Residência Travessa Cel. carlos Guimarães; Cel. Emydio Gonçalves Côrtes, Delegado de Policia - Residência Praça Dr. Seabra; Capitão Manoel Nascimento da Silva, Tabelião e Escrivão - Residência Praça Dr. Seabra; Major Propércio Alves, Escrivão do grande e pequeno júri - Rua do Alto da Jacobina à margem da E. de Ferro; Cap. Pedro Gomes Rego, Colletor Estadual - Residência praça Dr. Seabra; Cap. João Lantyer, Colletor Federal - Residência Travessa da E. de Ferro; João Xavier Rego, Escrivão de Paz - Praça Dr. Seabra; Eliphia Alves, agente de Correio - Rua do Alto da Jacobina à margem da E. de Ferro.
Em sua edição seguinte, isto é, de 20 de outubro de 1918, " O Queimadense" diz como foi recebido - " Tem sido grande o número de cavalheiros e pessoas amigas que à esta redação tem comparecido trazendo-nos os seus abraços e felicitações pelo aparecimento do nosso jornal. 'O Queimadense'. São estes nomes dos ilustres cavalheiros: Cel. Emydio Cortes, José Vieira, Balbino Barbosa, Angelo Crespo, Manoel Nascimento Silva, Durval Marques, João Rego, Pedro Rego, Firmino Araujo, Pedro Primo, Propércio Alves, Amphilóphio Teixeira".

FOLHA DE QUEIMADAS -
Em junho de 1947 surgiu a " Folha de Queimadas" que assim se apresentava: "Semanário Independente, Político e Noticioso. Defensor Intransigente dos interesses de Queimadas - Diretor-Proprietário: Tirso Garrido.
Os principais anúncios estampados eram os seguintes: Loja Prazeres de Paulo Prazeres Moreira - Armazem de Molhados e Ferragens de João Queiroz - Antonio Moreira Filho & Irmãos- Padaria Provisão de Josias Lopes da Cunha- Bar Stº Antônio de Edval P. Lemos - Loja Moreira de M. Moreira - Loja e Armazem de Alberto Abreu - Companhia Carioca - Representante Mario Santana - Bar Sul Americano de Cornélio Silva - Deraldo Alcantara & Cia - Hotel Brasil de Avelina Silva.
Inclui amplo noticiário social e quanto à parte política esclarece que " A Folha de Queimadas" não pertence ao Partido Trabalhista como ao Partido Social Democrático ou ao de Representação Popular ou à União Democrática Nacional. A Folha de Queimadas pertence, sim, ao povo, de cujos favores irá viver. As suas colunas ficam franqueadas a qualquer partido, para toda e qualquer publicação. Nessa época os Partidos estavam se organizando no município e, pouco depois, a politica ali iria ferver, marcando um período de grandes agitações até 1964 quando foram extintos.

LEÃO ITA -
Em julho de 1981 foi lançado o primeiro número de "Leão Ita" publicação exlusiva do " Lions Clube de Queimadas". É um boletim informativo bem impresso. O Editor era Louriel Bezerra que na apresentação que faz ao leitor escreve:

" Faremos questão de ser útil. O homem moderno, assim como a sociedade moderna, não pode prescindir de veículos de comunicação".

Fonte: Nonato marques, in Santo Antõnio das Queimadas. pag.214/215/216/217

O MENSAGEIRO -
Ainda na década de 80, outro jornal, idealizado por um grupo de jovens da cidade, lançam," O Mensageiro", que abordava diversos temas que iam da política aos diversos acontecimentos locais da época.




Nenhum comentário:

Postar um comentário