quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ESTAÇÃO DE TREM


DESCASO PATRIMONIAL HISTÓRICO.

A estação de Queimadas foi aberta em 1886 na E. F. Bahia ao São
Francisco. Nessa estação, muito nova na época, desembarcaram diversas expedições, em 1896 e 1897, para combater os revoltosos de Antonio Conselheiro em Canudos, não muito longe dali. A estação era o ponto mais próximo ao famoso arraial. No início, a chegada da expedição foi recebida com festas pela população da cidade na estação; na terceira delas, entretanto, a derrota e morte de Moreira César, considerado um comandante imbatível, trouxe a fuga da população da cidade. A guerra acabou em outubro, com o massacre dos revoltosos; Queimadas era uma cidade deserta. No jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, em 17/10/1897, após o término da luta, lê-se: "Queimadas, aliás Vila Bela de Santo Antonio das Queimadas, é uma povoação modesta, construída à margem do Itapicuru-Açu, que serve à população. Tem duzentas casas de péssima construção e proporções acanhadas, dispostas em ruas muito irregulares. Além da estação da linha férrea, tem a estação telegráfica e a agência do correio, únicas repartições civis, e menos ainda quando o agente do correio abandonar a agência, porque, diz ele, hoje que tem muito serviço tiraram-lhe uma desgraçada gratificação de 10$000 por mês. A população da vila retirou-se toda desde o início das operações em Canudos. Queimadas é hoje um vasto quartel. Todas as casas estão ocupadas por militares: tem o quartel-general, a casa do comando da praça, a secretaria, o depósito de artigos bélicos, depósito de forragens, o hospital de sangue, farmácia militar dirigida pelo capitão Isaias de Mello, quartel de guarnição, e tudo mais é aocupado por forças fixas e a seguirem para o campo de ação". A guerra acabou, e a vida continuou para Queimadas, cuja estação fechou nos anos 1970. Em 14 de outubro de 2009, o prédio da estação desabou. Populares imediatamente começaram a levar material.
Já se passaram mais de dois anos desde o ocorrido e até agora nada foi feito para recuperar o valioso prédio histórico.

(Fontes: Roosevelt Reis, 2008; Pedro Oliveira; www.interiordabahia.com.br; www.calilanoticias.com; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, edição de 1897; Nonato Marques: Uma Porta para Canudos, 1997; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)


 Foto: Primeira estação ferroviária de Queimadas em 1908...preparada para receber o então presidente do Brasil, Afonso Pena..


                               Foto: Trem de passageiros década de 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário