terça-feira, 31 de janeiro de 2012

RIO ITAPICURU

    RIO ITAPICURU - QUEIMADAS- BAHIA

Localização

A Bacia Hidrográfica do rio Itapicuru encontra-se inserida na região norte do estado, destacando-se em seu limite oeste os municípios de Jacobina, Campo Formoso e Jaguarari. Também possui nos seus limites duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e uma Reserva Particular do PatrimônioNatural (RPPN). Estas áreas constituem - se como Unidade de Conservaçãode Uso Direto e permitem o uso racional e sustentado do patrimônionatural.

Área de Drenagem

A bacia do rio Itapicurú encontra-se totalmente inserida no território baiano, ocupando uma áreade drenagem 36.440 km
Limita -se a Norte (N) com as bacias do rio Real e rio Vaza Barris, aOeste (W) com a bacia do rio São Francisco e a Sul (S) com as bacias do rio Paraguaçu e rio Inhambupe.

Municípios Abrangidos

Os municípios totalmente inseridos na bacia do rio Itapicurú são: Andorinha, Antônio Gonçalves,Araci, Banzaê, Caém, Caldeirão Grande, Cansanção, Capim Grosso, Cipó, Crisópolis, Filadélfia,Itiúba, Monte Santo, Nordestina, Nova Soure, Olindina, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas,Quinjingue, Santa Luz, Saúde, Senhor do Bonfim, Tucano.Os municípios parcialmente inseridos na bacia do Itapicurú são: Acajutiba, Aporá, Biritinga, CampoFormoso, Canudos, Cícero Dantas, Conceição do Coité, Conde, Esplanada, Euclides da Cunha,Heliópolis, Inhambupe, Itapicuru, Jacobina, Jandaíra, Jaguararí, Miguel Calmon, Mirangaba,Quixabeira, Retirolândia, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Rio Real, São José do Jacuípe,Sátiro Dias, Serrolândia, Teofilândia, Uauá, Valente e Várzea do Poço.

Principais Rios

Os principais rios que fazem parte da bacia hidrográfica do rio Itapicuru são o Itapicuru-mirim,Itapicuru-açu, rio do Peixe, rio Cariaçá e rio Quijingue.

Nascente

Na porção do alto e médio cursos do rio Itapicurú existem importantes tributários como o rioItapicurú-mirim que possui sua nascente no município de Miguel Calmon. O rio Itapicurú - açu quepossui sua nascente localizada no município de Pindobaçu, enquanto a do rio do Peixe ocorre em Capim Grosso. O rio Quijingue possui sua nascente inserida nos limites juridicionais do próprio município. Vale ressaltar que diversos outros tributários de menor porte também contribuem para a formação do rio Itapicurú.

Foz

O rio Itapicuru desemboca no litoral norte do Estado, no município de Conde.

USOS DA ÁGUA

Os usos mais destacados do rio Itapicuru em função das atividades desenvolvidas na bacia são:

*Abastecimento urbano e rural;

*Irrigação e dessedentação de animais;

*Lazer e turismo;

*Abastecimento industrial.

USOS DO SOLO

As atividades agrícolas são desenvolvidas na maioria dos municípios da região da abrangida pelabacia do rio Itapicuru como resultado da expansão da agricultura de milho, feijão, mandioca esisal, além da implantação dos projetos de irrigação. O pecuarismo tem maior destaque nosmunicípios de Jacobina, Euclides da Cunha, Monte Santo, Itiúba, Campo Formoso, Senhor doBonfim e Queimadas. O extrativismo vegetal, para obtenção de madeira e carvão vegetal, ocorreprincipalmente nos municípios de Serrolândia, Itiúba, Campo Formoso, Jaguarari, Jacobina eConde.O extrativismo mineral também é expressivo nesta região, principalmente com a extração de ouro,manganês, esmeralda, calcário, cromo e materiais de construção, como granito e mármore. Aslocalidades mais afetadas ambientalmente pelo desenvolvimento de atividades de lavrasencontram - se localizadas principalmente no Piemonte da Chapada, incluindo os municípios deJacobina, Monte Santo, Queimadas, Uauá, Ituíba e Cansanção. As atividades industriais depequeno porte encontram - se concentradas principalmente nos municípios de Senhor do Bonfim,Jacobina e Filadélfia.

Fonte: http://pt.scribd.com/doc/18487490/Rio-Itapicuru2001

Foto: Rio Itapicuru em Queimadas- Bahia


                               Foto: Ponte de ferro sobre rio Itapicuru- Queimadas- Bahia.


O ITAPICURU EM QUEIMADAS

O rio Itapicuru, além de percorrer o município de Queimadas em grande extensão, banha a cidade do mesmo nome que fica plantada à sua margem direita.
O município de Queimadas se acha incluído na bacia média que compreende a maior parte da área total, abrangendo o maior número de municípios. É também a porção mais seca do sistema. Dela participam - segundo geógrafos J. Tricart e M. Santos - os seguintes municípios: Cícero Dantas, Cipó, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Itapicuru, Itiúba, Monte Santo, Nova Soure, Queimadas, Ribeira do Pombal, Santaluz e Tucano.
Em Queimadas, o rio Itapicuru tem função econômica e social da maior importância. Sobre ele se erguem duas pontes: uma metálica construída pelos ingleses no fim do século passado, para servir à estrada-de-ferro que liga a Capital do Estado a Juazeiro, a qual até hoje se mantém firme apesar de ser quase centenária ; e outra de cimento armado, para a estrada-de-rodagem que liga a sede a outros municípios do nordeste.
Á montante da cidade de Queimadas, à Estrada-de-Ferro Leste Brasileiro construiu, na década de 40, uma barragem para abastecimento dos seus serviços, barragem esta que fosse elevada de mais alguns metros se prestaria para fazer irrigação por gravidade. De acordo com os geógrafos citados, em seu trabalho sobre o Reconhecimento Geográfico da Bacia do Rio Itapicuru, Queimadas oferece o melhor setor para a regularização do próprio rio, o que é por eles considerado o melhoramento mais importante a ser feito na bacia.
Em seus principais afluentes, há açudes construídos, como é o caso do açude do Monteiro, com capacidade para 3.000.000 de metros cúbicos, o açude do Riacho da Onça, na parte superior do rio do Peixe, e o açude de Jacurici, este no rio do mesmo nome, no municipio de Itiúba, com capacidade para 150.000.000 de metros cúbicos. Alguns riachos são represados, como se verifica em Lagoinha.
A cidade de Queimadas, servida de água encanada, é avastecida pelo rio Itapicuru, o mesmo ocorrendo com a cidade de Santaluz que, há pouco tempo, foi beneficiada com uma condutora com cerca de 42 km de extensão. Já se cogita de levar água do Itapicuru para a sede do distrito de Nordestina e para a cidade de Cansanção, pelo mesmo processo, pois, numa região bastante seca e em constante crescimento demográfico, não há outro recurso para abastecê-las senão levar água do Itapicuru para atender às necessidades diárias das populações. Do mesmo modo se há de fazer, futuramente, com outras localidades plantadas nas adjacências do rio ou a distâncias razoáveis. Os poços, as cacimbas, os caldeirões e os tanques que são utilizados vão se tornando insuficientes, incapazes de suportar o aumento do consumo e as estiagens prolongadas. Além disso, em certos trechos da área, a natureza do terreno não favorece a perfuração de poços artesianos ou tubulares porque até mesmo as águas de superfície se tornam salgadas. Há casos em que certos pequenos açudes se tornaram imprestáveis para o consumo devido a excessiva salinização.
O recurso, portanto, para vários aglomerados humanos é recorrerem à água do Itapicuru para a sua própria sobrevivência. Daí a grande importância social deste rio em pleno polígono das secas, onde entre ele e o São Francisco se inserem várias léguas de distância sem nenhum curso d'água perene.
Do ponto de vista econômico, nãao é preciso encarecer a importância do Itapicuru. Às suas margens ou às margens dos seus afluentes se praaticam culturas de subsistencias e nelas pastam os rebanhos do município que são constituídos, predominantemente, de bovinos e caprinos.

AFLUENTES

Os principais afluentes do Itapicuru, no território de Queimadas, são os seguintes:
1- Itapicuru-mirim - nasce em Jacobina e deságua a 12 km da cidade de Queimadas;
2- Rio d'Água - tem também as nascentes no território do município de Queimadas;
3- Rio do Peixe - nasce em Jacobina e deságua abaixo do município de Queimadas;
Todos estes rios acima mencionados, afluem para o Itapicuru- açu pela margem direita.
Pela margem esquerda, recebe os seguintes afluentes:
1- Jacurici - nasce em terras do município de Senhor do Bonfim e desáagua a 8 km da cidade de Queimadas, na fazenda Horizonte Novo, no mesmo município. Neste rio foi construído um grande açude, no lugar conhecido por Camandaroba, no município de Itiúba;
2- Monteiro - as sias nascentes estão no município de Monte Santo e deságua a 20 km da cidade de Queimadas.


Fonte: ( Nonato Marques, in Santo Antônio das Queimadas. pag. 85/86/87 )


Nenhum comentário:

Postar um comentário